domingo, 19 de fevereiro de 2012

Um breve significado para " Carnaval"

O termo carnaval ("carnis valles", em latim, ou "prazeres da carne") teve origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C., e a festa carnavalesca surgiu a partir da implantação no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. 

Personagem da mitologia grega, Momo era o deus do sarcasmo e do delírio. Ainda antes da era cristã, a figura mitológica foi introduzida por gregos e romanos em comemorações que envolviam sexo e bebida. No Brasil, foi incorporada ao carnaval na década de 30, no Rio de Janeiro. Normalmente, o carnaval tem a duração oficial de 3 dias, os que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. 
Por todo o país, a festa é embalada por ingredientes dos mais diversos e perniciosos, variando das drogas ilícitas como lança-perfume e ecstasy ao consumo exagerado de álcool e estimulantes energéticos de toda espécie.

Esse coquetel de alta combustão atua diretamente no cérebro, levando seus usuários a comportamentos violentos e inesperados, normalmente amplificados pelo som em volume excessivamente alto. Os resultados se mostram em forma de confusões, brigas e agressões, transformando a folia numa praça de confronto em que todos saem perdedores.

Por: José Luiz Boromelo
Policial rodoviário da reserva, 
em Marialva (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário